No dia 12 de janeiro os dirigentes do sindicato estiveram no oitavo andar do COA, em São José, para participar de reunião com os membros da Macro-Postal para tratar do DDA, OAI, Entrega Matutina, Cronograma de reuniões para 2017 e tratar de assuntos pendentes da última reunião.
Na ocasião estiveram presentes os representantes da ECT o ASGET, GERAE, Engenharia, Postal (PR), Assessor Chefe do Gabinete, Diretor Regional de Santa Catarina, Coordenador de Suporte e Encomendas (PR). Também participou da reunião um trabalhador de base, vindo do CDD Biguaçú, que relatou como está funcionando o DDA na Unidade.
Ordem que vem de cima
As diretorias regionais devem ter boas relações com as direções dos sindicatos, afim de manterem seus cargos nas DRs. Assim, no final de 2016 a Diretoria Regional de Santa Catarina procurou os dirigentes sindicais para marcar uma agenda de reuniões para o ano de 2017. A primeira reunião foi marcada para o dia 12 de janeiro.
Condições do prédio da Agência Central de Florianópolis.
A empresa estipulou o prazo limite do mês de maio de 2017 para a desocupação do prédio. \"Fizemos questão de deixar claro que não concordamos com esse prazo, pois há muito já se pede que haja intervenção no prédio,por considerarmos de extrema urgência. A empresa disse que são novos nos cargos de gestão e que estão se esforçando ao máximo para atender às reivindicações dos trabalhadores, mas há cortes em todas as áreas, acarretando atrasos. O tema voltará à pauta na próxima reunião com a DR, agendada para 15 de fevereiro.
Rampa do CEE Itajaí
O responsável pela engenharia apresentou argumento alegando que o orçamento foi cortado. A direção do SINTECT/SC foi para cima da empresa, pois não há como manter os trabalhadores do CEE nas atuais condições. A ECT terá de apresentar todas as CATs relacionadas à rampa do CEE Itajaí, para podermos demonstrar o perigo que é trabalhar sem o equipamento adequado.
Abono do dia de greve (16/09/2016) pelo diretor regional da época
Alguns trabalhadores sofreram descontos do dia de paralisação ocorrido na data citada, sendo que houve erro de lançamento no PGP da empresa por parte dos gestores das Unidades. A nova diretoria já se comprometeu em abonar o dia dos trabalhadores por considerarem que houve o abono e o erro de lançamento.
DDA
A FENTECT se reuniu com a Administração Central da ECT e dessa reunião resultou uma ata orientando as DRs a negociarem com os sindicatos quanto às Unidades onde já fora implantado o DDA, e que fosse suspensa qualquer nova implantação. A direção do SINTECT/SC solicitou para os representantes da empresa o projeto do DDA para analise. \"Vimos pedindo esse documento há muito tempo para as direções anteriores, sem sucesso. Os representantes da Macro-Postal tentaram de todas as formas ampliar o projeto de implantação do DDA em Santa Catarina, mas não cedemos um milímetro nesse sentido\", ressalta o dirigentes Claiton.
Visita as Unidades
Cobramos da empresa que fossem visitadas as Unidades onde fora implantado o DDA para que constatar o erro que foi cometido ao alternar a distribuição, trazendo prejuízos para a população, para os trabalhadores e para a saúde financeira da empresa. A Macro-Postal se comprometeu em atender aos pedidos do SINTECT/SC, e farão visitas nos CDDs onde existe o DDA, e ainda irá providenciar o texto do projeto DDA para análise da categoria.
OAI
Foi solicitado à Macro-Postal a visita aos CDDs Centrais das cidades onde está implantada a OAI. Está ferramenta pode estar com os dias contados, para isso é necessário o esforço coletivo para evidenciar que essa não é uma ferramenta plausível.
Entrega Matutina
A direção sindical cobrou da ECT o cumprimento do Acordo Coletivo, priorizando a Entrega Matutina, para evitar o desgaste fisico dos Carteiros no verão. Os representantes da ECT disseram que não poderiam \"tombar\" a carga. Mas a os sindicalistas foram incisivos, comprometendo a Macro a realizar um estudo em algumas Unidades onde seria possível antecipar a chegada das LTUs para que a carga pudesse sair no mesmo dia, entre elas o CDD Jaraguá do Sul, o CDD Joinville Sul, o CDD Barreiros e o CDD São José.
Presidente culpa trabalhadores
\"É de conhecimento de todos que assim que Dilma Rousseff perdeu a presidência da República os cargos das estatais foram colocados a disposição para a \"dança das cadeiras\", e como não poderia ser diferente, nos Correios ocorreu o mesmo. O novo presidente da ECT, Guilherme de Campos, indicado político do PSD, ao ingressar as fileiras da empresa deu uma declaração acerca dos trabalhadores e trabalhadoras ECTistas, acusando-nos de sermos os responsáveis pela má qualidade dos serviços prestados pela estatal\", destacou o dirigente Claiton Moacir dos Santos.
Cronograma de reuniões, sendo que haverá uma reunião por mês até dezembro de 2017
Nem a Diretoria Regional e nem a Macro-Postal resolverão os problemas da categoria. Será necessário organizar os locais de trabalho e confeccionar listas de reivindicações para apresentarmos à direção da empresa, ao Ministério Público e demais autoridades que possam auxiliar no atendimento das reivindicações dos trabalhadores. \"A maior garantia de que podemos vencer ainda é lutar. Então, vamos levantar nossas cabeças e partir para as batalhas do dia a dia cientes de que estamos amparados pelos colegas ao nosso lado, unidos venceremos\", alertou Claiton.
Designed by HTML Codex