[08/05/2017 - Atualizado as 13h30]
Em Assembleia realizada no começo da tarde de hoje, dia 8/5, os trabalhadores dos Correios de SC decidiram manter a greve e realizar nova assembleia nesta terça-feira, as 13 horas, na Praça XV, no Centro de Florianópolis.
Na tarde desta sexta-feira, dia 5, a ECT apresentou uma nova proposta para por fim a greve dos trabalhadores dos Correios.
De acordo com a Fentect nenhum dos pontos apresentados da pauta de reivindicação foi efetivamente atingida.
Entre os itens da proposta está a realização de um novo Programa de Demissão Incentivada (PDI) para suspender uma possível demissão motivada, mas que vai agravar o problema de efetivo no quadro funcional.
No ponto suspensão de Distribuição Domiciliar Alternada (DDA) o presidente dos Correios, Guilherme Campos, já havia assinado a suspensão em dezembro de 2016.
Com relação ao plano de saúde, a proposta não só coloca a mediação pelo TST como coloca regras para judicialização ao final dos debates.
Nada foi tratado sobre a segurança, contratação, privatização e o fechamento das Agências.
Na próxima segunda-feira, dia 8/5, será realizada uma nova Assembleia, a partir das 13 horas, na Praça XV, no Centro de Florianópolis.
Conheça a seguir qual é a última proposta apresentada pela empresa.
Demissão motivada
Foi proposta a reabertura do PDI, para fins de evitar a possibilidade de demissão em massa;
Suspensão das férias
Retorno normalmente das férias, sem nenhum parcelamento dos valores, no mês de maio e junho, e com reavaliação em 30 e 60 dias. Desta maneira, não prejudica as ações judiciais dos sindicatos que já constam com 8 liminares, até o momento.
Retorno da entrega diária
A suspensão do DDA, OAI, CDD CENTRALIZADOR. Criação de uma comissão para avaliar os casos já implantados, buscando solução dos temas. Qualquer implantação somente com acordo entre as partes;
Segurança das agências
Os assuntos referentes a segurança nas agências e também na distribuição irão fazer parte da discussão na comissão criada com a participação das entidades;
Apesar de não haver acordo pelo presidente no sentido de registrar a suspensão do fechamento das agências, é preciso registrar que em reunião o mesmo afirmou que cada caso poderá ser avaliado conforme a situação de cada unidade.
Entrega matutina e redistritamento (SD/SDE)
Será debatido na comissão com a participação dos trabalhadores (as);
Plano de saúde
A empresa se comprometeu a não judicializar o assunto, enquanto não houver encerramento da mediação no TST;
Dias parados de greve
Os representantes sindicais buscaram o abono dos dias, porém sem sucesso, pois o Presidente se posicionou pelos descontos integralmente de todos os dias efetivamente paralisados, mas recuou após muitos debates, apresentando a proposta de compensação, e após 60 dias, aqueles que não atenderem as convocações terão os dias descontados.
Situação financeira da empresa
Após questionamento pelas representações sindicais sobre rever os novos lançamentos contábeis (que fica claro que geraram o déficit); sobre a devolução de dividendos repassados a mais para Governo Federal, sobre o projeto de fidelização de serviços públicos nos correios e atuar como balcão de negócios:
O Presidente informou que a Frente parlamentar em defesa dos Correios reforçou este pedido dos trabalhadores. Informou que já tem agendado com os parlamentares no dia 17/05, na ECT, uma reunião para encaminhar estes assuntos e deixou registrado o convite às representações sindicais.
fonte: Fentect