CDD Joinville Leste eleito campeão
A situação no CDD Joinville Leste chamou a atenção pela quantidade
de denúncias de assédio moral.
Os dirigentes do Sintect/SC, em 2021, receberam várias demandas, reclamações e questionamentos de trabalhadores em Unidades em todo o estado, e a situação no CDD Joinville Leste chamou a atenção pela quantidade de denúncias de assédio moral.
O CDD em Joinville foi o campeão de reclamações dos trabalhadores, que sentem na pele a falta de habilidade da gestão, para dialogar com a categoria.
As chefias têm dificuldades de fazer a gestão das pessoas, falta habilidade em conseguir soluções para os problemas, para organizar e melhorar a eficiência dos trabalhadores.
No ambiente profissional, chefe e gestor, têm características diferentes.
O chefe apenas sabe mandar e punir, pois ele entende que seu trabalho significa exercer poder e força.
O gestor, faz a gestão e busca a solução, estabelecendo as condições, ouvindo as pessoas.
Quando alguém no cargo de chefia não tem capacidade de gestão, cria um ambiente tóxico para o trabalho.
No CDD Leste o gestor abriu processos administrativos contra os trabalhadores, evidenciando sua incapacidade de resolver os problemas.
As punições têm ocorrido por meio de SID, TAC e uma ATA obrigando os trabalhadores a saírem com a carga acima do normal, aprovado em SD, e pior, atrasando as entregas.
Houve casos de Carteiros saírem com mais de 200 objetos, após as 10 horas da manhã. Isso reduz o tempo das entregas, tornando a prestação de contas uma função ainda mais desgastante. O re-trabalho ocorre quando não se tem tempo hábil para fazer todas as entregas.
Para esse problema do assédio, os dirigentes do Sintect/SC tentam intervir, solicitando providências ao GERAE e ao CAE.
A empresa respondeu que não havia sido informada sobre os problemas no CDD Leste.
A entidade destacou que os trabalhadores daquela Unidade estão em tratamento por problemas psicológicos por conta das cobranças e pela rotina de sobrecarga de trabalho.
Muitos aguardam transferência por não aguentarem a situação.
A direção do Sintect/SC não vai descansar enquanto o problema não for resolvido, seja com a mudança na chefia, ou, pela conscientização dos problemas, na expectativa que ocorra uma mudança de atitude.
Todo o prejuízo que o CDD Leste sofrer será por conta da má gestão e portanto vamos manter o estado de greve.
Os trabalhadores vão paralisar os serviços na Unidade.
Vamos aguardar um posicionamento do GEDIS para que cesse o assédio moral, que é crime, e poderá gerar problemas judiciais aos gestores.