Cerca de 2 mil pessoas participaram, em Brasília, da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que teve como propósito fortalecer o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial no Brasil.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a etapa nacional buscou debater estratégias para superar desigualdades, enfrentar o racismo estrutural e promover um desenvolvimento socioeconômico justo e diverso.
Santa Catarina esteve representada por lideranças sindicais negras, entre elas: Helio Samuel de Medeiros, Secretário-Geral do Sintect/SC; Paula Batista, do SINTRAG de Garopaba; Naira Rosa, do SINTRAFI de Florianópolis e Região; Wagner Travassos, do Sindimetal de Joinville e Região; Reginaldo de Oliveira, do SISERP de Criciúma e Região; e Josefina Silvs Boscia, do SINTE.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou que o Brasil é um país soberano e que pertence ao povo brasileiro.
O presidente Lula reafirmou o compromisso do Estado com a reparação histórica, e a vice-presidenta do CNPIR, Marina Duarte, reforçou: “Queremos viver — e viver com direitos garantidos”.
Também participaram ministras, ministros e lideranças de todo o país.
Durante os debates, a ministra Anielle Franco ressaltou a retomada da Conapir como espaço democrático fundamental.
Além das discussões sobre reparação e justiça racial, a conferência também foi um espaço de avaliação e proposição de políticas e ações voltadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial em nível nacional.
A Conapir ainda promoveu o empreendedorismo, com a Feira Nacional de Expositores, onde empreendedores negros, quilombolas e indígenas de diversas regiões puderam apresentar e comercializar seus produtos.
A 5ª edição da Conapir foi organizada pelo Ministério da Igualdade Racial e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), com apoio da Flacso Brasil e do PNUD.
Designed by HTML Codex