Direito a duas folgas, pra quem for convocado a trabalhar no domingo e Feriados

Caso o gestor se negue a conceder as folgas estará ocorrendo o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

De acordo com a Cláusula 65 - Trabalho em dia de repouso, do Acordo Coletivo de Trabalho, o trabalhador tem direito a pedir dois dias de folga caso seja convocado para trabalhar no domingo ou em dia de Feriado.

- Sem prejuízo do pagamento do valor correspondente ao repouso semanal fica assegurado ao empregado que for convocado a trabalhar em dia de repouso semanal remunerado e Feriados o pagamento do valor equivalente a 200% sobre o valor pago no dia de jornada normal de trabalho - descreve a cláusula.

Caso o gestor se negue a conceder as folgas estará ocorrendo o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Portanto, ao pedir os dois dias de folga, o trabalhador deverá documentar a solicitação.

- Fica a critério do empregado o dia trabalhado na forma desta cláusula, poderá ser trocado pela concessão de duas folgas compensatórias, devendo as folgas ser realizadas após o dia trabalhado - alerta o inciso 2 do da cláusula 65.

A solicitação da folga deverá ser feita por escrito, preenchida com os dados dos trabalhadores, com as datas da convocação e os dias de folga.

O documento deverá ser assinado pelo trabalhador e também pelo gestor, peça a assinatura de outros dois trabalhadores como testemunhas, sendo que uma das vias, caso o gestor negue o pedido, deverá ser entregue para algum dirigente do Sintect/SC.

Se você for convocado para trabalhar no domingo ou no Feriado, peça a folga nos dias seguintes a convocação. Por exemplo: se você for convocado para trabalhar no domingo, poderá pedir as folgas na segunda e terça-feira.

0800-646-1992

(48) 3346-1992

(48) 3346-3448

sintect.santacatarina@gmail.com

Das 8h as 12h / 13h as 17h

Designed by HTML Codex